Mochilas Airbag – os anjos da guarda dos freeriders

Não se deixam ver, mas ali estão eles. Ocultos dentro das nossas mochilas e prontos a proteger-nos quando mais precisamos.

As mochilas com sistema airbag são uma importante contribuição da tecnologia na segurança na montanha – São os nossos anjos da guarda – e ainda que caros, são um avanço muito importante em matéria de segurança quando vamos para terreno desconhecido, à procura do melhor powder.

São muitas as propostas diferentes que nos chegam desde marcas como ABS, BCA, Mammut, Pieps/Black Diamond ou Scott. No entanto, apesar das diferenças, todas elas têm o mesmo objectivo: a segurança do snowboarder.

Nada está acima da Mãe Natureza e devemos prevenir tanto quanto possível as situações de perigro. Mas há riscos que não podemos prever nem evitar, e se formos surpreendidos por uma avalanche, as mochilas com sistema airbag facilmente passam a ser as nossas melhores amigas, pois podem salvar-nos a vida.

É claro que, para serem úteis, tens que conhecê-las bem e saber como funcionam. Queremos que este artigo seja útil e que te ajude a conhecer (melhor) o que são estas mochilas e como é que funcionam.

Mas nunca te esqueças: Não é por teres mochila airbag que podes ir para todo o lado. Aconselhamos vivamente a que só compres um mochila com airbag depois de teres varias formações sobre avalanches, a utilização do equipamento de salvamento em caso de  Avalanche e em Socorro em Montanha… entre outras!

Como funciona o airbag?

mochilas sistema airbag_4

A eficácia dos sistemas airbag está baseada no princípio da segregação inversa.

Este princípio diz-nos que durante o movimento de um material granular, como as avalanches ou os deslizamentos de terra, as partículas mais volumosas emergem para a superfície e os objetos menores tendem a cair no vazio criado pela turbulência. Isto é, vão para o fundo.

Podemos afirmar que o que importa é o volume e não a densidade. Como tal, as bolsas do airbag quando estão cheias, não só aumentam a nossa flutuabilidade como também aumentam o nosso volume, eliminando ou reduzindo a profundidade a que ficamos enterrados. 

Como é óbvio, se conseguirmos reduzir as possibilidade de ficar enterrados debaixo de uma avalanche, aumentamos as possibilidades de sobrevicência.

Contudo, há que ter em conta que o rendimento óptimo deste sistema encontra-se em avalanches que ocorram em terreno aberto e de grandes dimensões.
Ou seja, em zonas ingremes ou com muitas árvores, o airbag ainda não é o recurso definitivo, já que os traumatismos são a causa do maior número de feridos e vitimas.

mochilas sistema airbag_1

Estamos perante um avanço – as mochilas com sistema de airbag – de valor incalculável, porque a vida não tem preço. Mas devemos ter como dogma que o conhecimento do sistema e do material de segurança… é vital.
Não há a opção de não usar corretamente o airbag, já que a nossa integridade física depende disso!

Conhecimento e senso comum – a melhor ajuda

O sistema de airbag deve ser o último recurso em caso de risco de avalanche. Antes de nos vermos na iminência de activá-lo, temos a obrigação de conhecer os protócolos de segurança na montanha.

Partindo do pressuposto de que usas uma mochila com airbag, então com certeza já conheces o manejo e os procedimentos de utilização do equipamento de segurança em montanha (Transceiver / Arva, Pá e Sonda) e que já tiveste alguma prática em resgate e salvamento na neve.

Se não for o teu caso, então é imperativo que contrates os serviços de um guia de montanha que te ensine como utilizar esse equipamento. De outro modo, podes vir a tornar um dia maravilhoso, numa inconsciência que poderá por em perigo a ti e aos teus companheiros

O sucesso de um bom dia de powder está numa boa planificação, que deve contemplar:

1. Conhecimento da meteorologia e do estado do manto de neve
2. Conhecimento do terreno onde vais fazer snowboard. Zonas abertas ou escarpadas, árvores, orientação…
3. Conhecimento do factor humano. Deves de ser honesto com o teu nível técnico, forma fisica e experiência. Considera isso para escolheres a zona onde vais fazer snowboard.

Este planeamento deve estar presente quando: preparamos a partida nos dias anteriores, no momento de começar o dia e tomar decisões no terreno.

Não pretendemos parecer os puristas da segurança, mas o facto óbvio é que a melhor decisão é sempre aquela que evita uma situação de perigo.

mochilas sistema airbag_3


Alguns exemplos dos sistemas de airbag para mochilas.

secuencia apertura mochila airbag_1
secuencia apertura mochila airbag_2

Se nunca viste nenhuma, de certeza que tens alguma curiosidade. Por isso, deixamos aqui algumas sequências que mostram o processo de “enchimento” de diferentes modelos de mochilas airbag.

Nas imagens podes ver o que comentávamos no início do artigo, que são sistemas diferente, mas todos eles garantem a nossa segurança.

secuencia apertura mochila airbag_3
secuencia apertura mochila airbag_4
secuencia apertura mochila airbag_5

Fica a nossa sugestão:
Quando confrontado com a questão de fazer ou não aquela descida mágica que está mesmo à tua frente…. o melhor é escolheres a opção mais segura. É isso que vai fazer com que continues a desfrutar do powder até seres avô e estares a contar aos teus netos como foram aqueles dias épicos de snowboard.

Se não sabes… não vás. Se não conheces… não vás. Se tens dúvidas… não vás.
Se queres ir… tem formação primeiro !

FotosTxema Trull

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close