O que é a Classificação Paralímpica?? Pedro Herdeiro – o primeiro atleta com classificação em Desportos Adaptados de Inverno

Classificação 

O que é a Classificação ???? Ao contrário do que o nome sugere, a classificação não é o lugar / posição de um atleta num raking competitivo.
 
A classificação determina quem é elegível para competir num desporto paralímpico e agrupa os atletas elegíveis em classificações desportivas de acordo com a sua limitação de atividade num determinado desporto.

A Classificação Paralímpica fornece uma estrutura para a competição. Atletas que competem em desportos paralímpicos e que têm uma deficiência têm também uma desvantagem competitiva no desporto. Consequentemente, tem que ser posto em prática um sistema para minimizar o impacto das deficiências no desempenho desportivo e para garantir que o sucesso de um atleta seja determinado pela habilidade, aptidão, potência, resistência, habilidade táctica e foco mental, assim como nos desportos físicos. . Este sistema é chamado classificação.

Atualmente, os tipos de limitações que influenciam a classificação no snowboard são: a força muscular, a amplitude de movimento, a deficiência ou ausência do membro, a ataxia, a diferença no comprimento das pernas, a hipertensão e a atetose.

O Snowboard atualmente oferece três classificações. Duas para atletas com problemas nas pernas e uma para atletas com deficiências nos braços. LL1 – Lower Limb 1 ; LL2 – Lower Limb 2 – UL – Upper Limb
O desporto está em desenvolvimento e com seu crescimento o sistema de classificação será gradualmente ajustado.

Classificação SB-LL1:
Os atletas com classificação SB-LL1 terão um comprometimento significativo numa perna, por exemplo, uma amputação acima do joelho, ou um comprometimento combinado significativo nas duas pernas, por exemplo, fraqueza muscular significativa ou espasticidade em ambas as pernas. Isso afetará a capacidade de se equilibrar, controlar a prancha e absorver o terreno. Atletas com amputações usarão próteses durante as corridas.

Classificação SB-LL2:
Os praticantes de snowboard com a classificação SB-LL2 terão uma deficiência numa ou nas duas pernas, mas com menos limitação de atividade do que na SB-LL1. Um exemplo típico é uma amputação abaixo do joelho ou espasticidade leve.

Classificação SB-UL:
Os praticantes de snowboard com a classificação SB-UL têm deficiências nos membros superiores, o que afecta a capacidade de equilíbrio ao descer as pistas.

Pedro Herdeiro, o primeiro Atleta português com classificação Paralímpica em Desportos Adaptados de Inverno (Snowboard SB-LL2) com o selecionador nacional de snowboard ‘Mancha’ no Ski Dubai

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close